Como tudo começou

 

Nossa história, tecida há mais de um século, conecta gente que sonha e realiza. Gente que encara o desafio do novo e empreende.


Criada como Tricotwaren Fabrik Gerbruder Hering na cidade de Blumenau, sua trajetória mescla-se com a saga dos irmãos Hermann e Bruno Hering. Integrantes de uma tradicional família de tecelões da Alemanha, eles decidiram encarar o desafio de empreender no Brasil. O primeiro a tomar a decisão foi Hermann.

 

 Tricotwaren Fabrik - Gerbruder Hering na Rua XV de novembro, Blumenau – SC

 

Movido pelo desejo de dar melhores condições de vida a seus filhos, Hermann deixou a mulher, Minna, aos cuidados do irmão Bruno e cruzou o Atlântico em 1878. Tinha tudo planejado. Antes de trocar a Alemanha pela colônia fundada pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, em 1850, Hermann Hering havia se informado sobre as oportunidades e os desafios que teria. Determinado, Hermann comprou um tear circular e um caixote de fios e assim começou a produção das primeiras peças.


Poucos meses depois, Hermann escreveu à Minna e pediu que os filhos do casal, Paul e Elise, viessem para o Brasil. Estes, chegam ao Brasil em 1879. Um ano depois, seu irm ão Bruno, Minna e os filhos mais novos também vêm para Blumenau. Dessa forma, em 1880, toda família está reunida. Na então colônia fundada pelo Dr. Blumenau, os Hering vivenciaram as dificuldades de quem deseja empreender em um local de condições precárias, em que faltava quase tudo, a começar pela matéria-prima.


Mas nada foi motivo ou entrave para demovê-los de seu projeto. A ousadia e o espírito empreendedor também têm caracterizado todas as gerações e todos os colaboradores que, ao longo dos anos vem transformando a Cia. Hering em uma das maiores empresas de design de vestuário do Brasil. A Hering, uma das marcas da Cia., tornou-se uma das mais queridas e conhecidas marcas dos brasileiros, que até hoje é simbolizada pelos "peixinhos".

 

Evolução

 

A capacidade de se reinventar e aperfeiçoar a gestão são características marcantes e sempre presentes em nossa trajetória centenária. Vestimos nossos consumidores em todas as fases da vida, através das marcas Hering, Hering Kids, PUC e DZARM.

 

Em 1993 iniciamos a nossa operação no varejo com a primeira loja própria. Empreendedores por natureza, lançamos logo em seguida a primeira loja no modelo de franquia e iniciamos uma trajetória de expansão, ampliando a atuação das nossas marcas no mercado nacional e internacional. Hoje, estamos com 785 lojas no Brasil e 20 lojas no exterior, o que nos torna reconhecidamente a maior rede de franquias de vestuário no Brasil, além de possuirmos uma capilaridade de varejo diferenciada.

 

Para sustentar o crescimento e o investimento nos negócios, em 2007 a Cia. Hering integrou-se ao Novo Mercado, atualmente, segmento de listagem da B3, no qual estão as empresas com as melhores práticas de governança corporativa.

 

Nossos consumidores nos motivam a oferecer melhores produtos e serviços, por isso estão no centro de nossa estratégia. As novas tecnologias e a digitalização já fazem parte da vida de todos e nossas marcas estão preparadas para atender aos consumidores cada vez mais conectados e empoderados. Através de lojas físicas e e-commerce, permitimos uma experiência personalizada, consistente e integrada com a nossa estratégia de omnichannel.

 

Mobilizamos diversos parceiros e vestimos a vida de milhares de pessoas com o nosso estilo casual e autêntico. Nessa relação, que se fortalece todos os dias, compartilhamos valores e histórias de sucesso. A satisfação de quem veste nossas marcas, o desenvolvimento de fornecedores, franqueados, representantes e clientes do varejo multimarcas, além do orgulho dos colaboradores em fazer parte desta rede, são resultados que valorizamos e celebramos.

 

Você Sabia?

A tradução de Hering do alemão para o português é "arenque", um peixe parecido com a sardinha. Os dois peixinhos representam os irmãos Hermann e Bruno Hering. 

 

1878

Hermann Hering (43 anos) chega a Blumenau e compra um terreno e uma casa na Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro. Instala nela sua residncia e um comrcio, ocupando-se ao mesmo tempo com a fabricao e venda de charutos.

1879

Chegam os filhos mais velhos de Hermann, Paul (18 anos) e Elise (14 anos).Hermann compra um tear circular e um caixote de fios da cidade de Joinville. Leva um tempo para aprender sobre o mecanismo do equipamento.

1880

Hermann traz toda a famlia a Blumenau. Chegam a esposa Minna (41 anos) com os filhos Johanna (13 anos), Nanny (10 anos), Margarete (7 anos), Max (5 anos) e Gertrud (1 ano). Com eles chega tambm o irmo de Hermann, Bruno.No mesmo ano, Hermann e Bruno fundam a Trikotwaren Fabrik Gebrder Hering, recriao da Gebrder Hering, de 1860, que mantinham em sociedade na Alemanha.

1882

Camisetas costuradas por Johanna e Nanny, filhas de Hermann Hering, conquistam medalha de prata em exposio industrial no Rio Grande do Sul. o prenncio da qualidade dos produtos da empresa.

So adquiridos o segundo e terceiro teares e realizadas as primeiras contrataes de mo-de-obra.

1889

Com a proclamao da Repblica, os Hering, decididos a continuar no Brasil, naturalizaram-se brasileiros.

1897

Os irmos Hering concluem a transferncia da empresa para o Vale do Bom Retiro, mudana iniciada quatro anos antes.

1905

Aquisio de rea ao lado da fbrica para preservao ambiental.
Esforo reconhecido: Bruno Hering recebe, em 1906, o ttulo de Pioneiro no Reflorestamento no Brasil.

1914

A empresa j conta com 2600 fusos, 10 espuliarias, 90 teares e 100 mquinas de costura.

Foi construdoum prdio para o setor de fiao que recebeu novas mquinas e garantiuque a produo no dependesse da exportao de fios, que forareduzida nesse perodo pela 1 Guerra Mundial.

1915

Falece Hermann Hering.

1918

Falece Bruno Hering e a segunda gerao da famlia assume a direo da empresa.

1929

No dia 14 de agosto a Confeco Encano na cidade de Indaial (SC) inicia as suas atividades.

Hering & Cia., assim chamada desde 1915, passa a ser Companhia Hering.

1935

Criada a fundao Hermann Hering, que possibilitou o auxilio a muitos colaboradores e manuteno da vila operria.

1941

A assistncia social sempre foiuma meta da empresa: refeitrio (1941), introduo do seguro de vida coletivo (1943), criao de cooperativa de consumo (1944), a creche Hedy Hering e ambulatrio mdico (1945) e a Cooperativa de Crdito (1951).

A empresa altera sua razo social para Indstria Txtil Companhia Hering.

1964

Ocorrem a abertura do capital e o incio das exportaes.

fundada a Associao Desportiva – AD Hering.

1966

Vrias empresas de Blumenau se unem para constituir a Tecanor – Txtil Catarinense do Nordeste. A Hering passou a deter seu controle acionrio a partir de 1972.

1967

Fase de grande expanso, um programa de reorganizao, modernizao e ampliao transforma a empresa numa das maiores malharias da Amrica Latina.

1969

Em conjunto com outras empresas txteis, a Hering participa da criao do Cetil – Centro Eletrnico da Indstria Txtil.

1972

A empresacria seu primeiro CPD – Centro de Processamento de Dados, um dos mais importantes de Santa Catarina.

Adquire seu primeiro computador no mesmo ano, o que permitiu maior modernizao da produo.

1973

A Fbrica Itoror - SC, uma das mais automatizadas do pas, inicia sua operao.

1974

Entra em operao a Confeco Rodeio - SC.

1979

Comea a produo da marca PUC. Roupas alegres, descontradas e coloridas caem no gosto do pblico infantil em todo o Brasil.

1980

A Indstria Txtil Companhia Hering altera a razo social para Cia. Hering, alcana a capacidade mxima de produoe comemora seus100 anos de fundao.

1985

Incorporao da Mafisa – Malharia Blumenau S.A. constituda a Hering Txtil S.A.

1990

ɠaprimorada e ampliada a estao detratamento de efluentes na Unidade Itoror,atingindo a capacidade de tratamento tambm dos efluentes do alvejamento.

1992

Falece o empresrio Ingo Hering. Ele parte no dia 23 de agosto, aos 85 anos e deixa um belo exemplo de empreendedor, administrador e humanista.
Ocorre o lanamento da grife infantil Hering Kids.

1993

O Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, recebe a loja-piloto Hering Family Store.

1994

O SAC – Servio de Atendimento ao Consumidor, entra em funcionamento.

1995

A Hering torna-se a primeira parceira do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Cncer, apoiando a campanha O Cncer de Mama no Alvo da Moda.
implantado o SGA – Sistema de Gesto Ambiental.

1997

Alcanada a marca histrica de cinco bilhes de camisetas vendidas. O volume correspondeu a uma mdia de 30 peas para cada brasileiro na poca.
Entra em operao a fbrica na cidade deAnpolis - GO.

1998

aberta a primeira franquia da marca infantil PUC.
Tem incio a comercializao da marca dzarm.
Ocorre a inaugurao da primeira loja no novo conceito Hering Store.

1999

Tem incio o SGI (Sistema de Gesto Integrado), unifica os sistemas das reas de qualidade, segurana e meio ambiente.
A Hering TxtilS.A.altera a razo social e passa a se chamar Cia. Hering.

2000

A Cia. Hering comemora 120 anos. Inicia suas operaes no estado do Rio Grande do Norte.

2002

A empresa reduz o nmero de marcas e concentra-se em quatro delas: Hering, PUC, dzarm. e Hering Kids.
A Cia. Hering recebe, em Nova Iorque, o prmio da CFDA – Council of Fashion Designers of Amrica.
um reconhecimento internacional pelo apoio campanha O Cncer de Mama no Alvo da Moda, que atinge cinco milhes de camisetas vendidas, contribuindo para o tratamento gratuito de 800 mil mulheres.

2004

Lanamento do carto Hering Store.

2005

Hering chega renovada aos 125 anos e ingressa como associada e uma das fundadoras do projeto SCMC – Santa Catarina Moda Contempornea.
Tem incio a parceria para capacitao de apenados.
A marca Hering lana a campanha Hering Fashion Show com o slogan “O Bsico que Fashion!”.

2006

Inaugurada a primeira Hering Store dentro do novo projeto arquitetnico, modelo flagship, no Shopping Higienpolis, em So Paulo.

2007

As aes ordinrias da Cia. Hering passam a ser negociadas no Novo Mercado sob o cdigo HGTX3.

2008

Inaugurada a Hering Store de nmero 200, em Curitiba (PR).

2009

Implantado novo projeto arquitetnico para as lojas PUC.
A Cia.Hering recebe o prmio Consumidor Moderno pela quinta vez. O prmio valoriza a transparncia das aes das empresas com o cliente.

2010

A Cia. Hering eleita a Empresa do Ano pelo anurio Melhores e Maiores da revista Exame, principal publicao brasileira na rea de economia e negcios.

A Cia. Hering realiza diversas aes em comemorao aos seus 130 anos de fundao.

inaugurado o Museu Hering.

2012

Inaugurada afranquia Hering Store de nmero 500, em So Carlos -SP.

2013

A fanpage da marca Hering no Facebookchega a mais de 1 milho de fs.

  • 1878
  • 1879
  • 1880
  • 1882
  • 1889
  • 1897
  • 1905
  • 1914
  • 1915
  • 1918
  • 1929
  • 1935
  • 1941
  • 1964
  • 1966
  • 1967
  • 1969
  • 1972
  • 1973
  • 1974
  • 1979
  • 1980
  • 1985
  • 1990
  • 1992
  • 1993
  • 1994
  • 1995
  • 1997
  • 1998
  • 1999
  • 2000
  • 2002
  • 2004
  • 2005
  • 2006
  • 2007
  • 2008
  • 2009
  • 2010
  • 2012
  • 2013
Conheça a trajetória da Cia. Hering
  • Hermann Hering (43 anos) chega a Blumenau e compra um terreno e uma casa na Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro. Instala nela sua residência e um comércio, ocupando-se ao mesmo tempo com a fabricação e venda de charutos.

  • Chegam os filhos mais velhos de Hermann, Paul (18 anos) e Elise (14 anos). Hermann compra um tear circular e um caixote de fios da cidade de Joinville. Leva um tempo para aprender sobre o mecanismo do equipamento.

  • Hermann traz toda a família a Blumenau. Chegam a esposa Minna (41 anos) com os filhos Johanna (13 anos), Nanny (10 anos), Margarete (7 anos), Max (5 anos) e Gertrud (1 ano). Com eles chega também o irmão de Hermann, Bruno. No mesmo ano, Hermann e Bruno fundam a Trikotwaren Fabrik Gebrüder Hering, recriação da Gebrüder Hering, de 1860, que mantinham em sociedade na Alemanha.

  • Camisetas costuradas por Johanna e Nanny, filhas de Hermann Hering, conquistam medalha de prata em exposição industrial no Rio Grande do Sul. É o prenúncio da qualidade dos produtos da empresa.

    São adquiridos o segundo e terceiro teares e realizadas as primeiras contratações de mão-de-obra.

  • Com a proclamação da República, os Hering, decididos a continuar no Brasil, naturalizaram-se brasileiros.

  • Os irmãos Hering concluem a transferência da empresa para o Vale do Bom Retiro, mudança iniciada quatro anos antes.

  • Aquisição de área ao lado da fábrica para preservação ambiental.
    Esforço reconhecido: Bruno Hering recebe, em 1906, o título de Pioneiro no Reflorestamento no Brasil.

  • A empresa já conta com 2600 fusos, 10 espuliarias, 90 teares e 100 máquinas de costura.

    Foi construído um prédio para o setor de fiação que recebeu novas máquinas e garantiu que a produção não dependesse da exportação de fios, que fora reduzida nesse período pela 1° Guerra Mundial.

  • Falece Hermann Hering.

  • Falece Bruno Hering e a segunda geração da família assume a direção da empresa.

  • No dia 14 de agosto a Confecção Encano na cidade de Indaial (SC) inicia as suas atividades.

    Hering & Cia., assim chamada desde 1915, passa a ser Companhia Hering.

  • Criada a fundação Hermann Hering, que possibilitou o auxilio a muitos colaboradores e manutenção da vila operária.

  • A assistência social sempre foi uma meta da empresa: refeitório (1941), introdução do seguro de vida coletivo (1943), criação de cooperativa de consumo (1944), a creche Hedy Hering e ambulatório médico (1945) e a Cooperativa de Crédito (1951).

    A empresa altera sua razão social para Indústria Têxtil Companhia Hering.

  • Ocorrem a abertura do capital e o início das exportações.

    É fundada a Associação Desportiva – AD Hering.

  • Várias empresas de Blumenau se unem para constituir a Tecanor – Têxtil Catarinense do Nordeste. A Hering passou a deter seu controle acionário a partir de 1972.

  • Fase de grande expansão, um programa de reorganização, modernização e ampliação transforma a empresa numa das maiores malharias da América Latina.

  • Em conjunto com outras empresas têxteis, a Hering participa da criação do Cetil – Centro Eletrônico da Indústria Têxtil.

  • A empresa cria seu primeiro CPD – Centro de Processamento de Dados, um dos mais importantes de Santa Catarina.

    Adquire seu primeiro computador no mesmo ano, o que permitiu maior modernização da produção.

  • A Fábrica Itororó - SC, uma das mais automatizadas do país, inicia sua operação.

     

     

  • Entra em operação a Confecção Rodeio - SC.

  • Começa a produção da marca PUC. Roupas alegres, descontraídas e coloridas caem no gosto do público infantil em todo o Brasil.

  • A Indústria Têxtil Companhia Hering altera a razão social para Cia. Hering, alcança a capacidade máxima de produção e comemora seus 100 anos de fundação.

  • Incorporação da Mafisa – Malharia Blumenau S.A. É constituída a Hering Têxtil S.A.

  • É aprimorada e ampliada a estação de tratamento de efluentes na Unidade Itororó, atingindo a capacidade de tratamento também dos efluentes do alvejamento.

  • Falece o empresário Ingo Hering. Ele parte no dia 23 de agosto, aos 85 anos e deixa um belo exemplo de empreendedor, administrador e humanista.
    Ocorre o lançamento da grife infantil Hering Kids.

  • O Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, recebe a loja-piloto Hering Family Store.

  • O SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, entra em funcionamento.

  • A Hering torna-se a primeira parceira do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, apoiando a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda.
    É implantado o SGA – Sistema de Gestão Ambiental.

  • Alcançada a marca histórica de cinco bilhões de camisetas vendidas. O volume correspondeu a uma média de 30 peças para cada brasileiro na época.
    Entra em operação a fábrica na cidade de Anápolis - GO.

  • É aberta a primeira franquia da marca infantil PUC.
    Tem início a comercialização da marca dzarm.
    Ocorre a inauguração da primeira loja no novo conceito Hering Store.

  • Tem início o SGI (Sistema de Gestão Integrado), unifica os sistemas das áreas de qualidade, segurança e meio ambiente.
    A Hering Têxtil S.A. altera a razão social e passa a se chamar Cia. Hering.

  • A Cia. Hering comemora 120 anos. Inicia suas operações no estado do Rio Grande do Norte.

  • A empresa reduz o número de marcas e concentra-se em quatro delas: Hering, PUC, dzarm. e Hering Kids.
    A Cia. Hering recebe, em Nova Iorque, o prêmio da CFDA – Council of Fashion Designers of América.
    É um reconhecimento internacional pelo apoio à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que atinge cinco milhões de camisetas vendidas, contribuindo para o tratamento gratuito de 800 mil mulheres.

  • Lançamento do cartão Hering Store.

  • Hering chega renovada aos 125 anos e ingressa como associada e uma das fundadoras do projeto SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea.
    Tem início a parceria para capacitação de apenados.
    A marca Hering lança a campanha Hering Fashion Show com o slogan “O Básico que é Fashion!”.

  • Inaugurada a primeira Hering Store dentro do novo projeto arquitetônico, modelo flagship, no Shopping Higienópolis, em São Paulo.

  • As ações ordinárias da Cia. Hering passam a ser negociadas no Novo Mercado sob o código HGTX3.

  • Inaugurada a Hering Store de número 200, em Curitiba (PR).

  • Implantado novo projeto arquitetônico para as lojas PUC.
    A Cia.Hering recebe o prêmio Consumidor Moderno pela quinta vez. O prêmio valoriza a transparência das ações das empresas com o cliente.

  • A Cia. Hering é eleita a Empresa do Ano pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame, principal publicação brasileira na área de economia e negócios.

    A Cia. Hering realiza diversas ações em comemoração aos seus 130 anos de fundação.

    É inaugurado o Museu Hering.

  • Inaugurada a franquia Hering Store de número 500, em São Carlos - SP.

  • A fanpage da marca Hering no Facebook chega a mais de 1 milhão de fãs.

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1878
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1880
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